quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Espírito de Natal!!!

Mas o que é o Espírito de Natal?

Antes de mais é um estado de alma, entendido como sentimento genuíno, que nos torna mais sensíveis aos outros, às suas dificuldades e desesperos. É um sentimento profundo de pacificação entre nós e os outros; é algo que se sente, que mexe connosco, mesmo que nos pareça incompreensível na lógica do nosso agitado quotidiano.

Esta forma especial de sentir também não está desassociada da euforia comercial e colectiva, que caracteriza esta quadra. As prendas, a árvore de natal, as luzes decorativas, os sons tradicionais, as guloseimas e outras tantas manifestações pagãs, não sendo o essencial da característica que envolve o "espírito de natal", funcionam no entanto como um "despertador", que nos recorda que estamos perante um período diferente, que nos revela a nossa verdadeira natureza, enquanto seres humanos, capazes de sentir, de forma particular, as nossas emoções.

Recordamos os que partiram, sorrimos aqueles que chegam, estendemos a mão aos que precisam! Mesmo que isto só se passe uma vez por ano, vale a pena! O espírito de natal faz-nos sentir mais vivos; o "espírito de natal" não se mede pela quantidade de presentes oferecidos, mas pode-se medir pelo sacrifício feito, por muitas familias, para presentear as suas crianças, com um só objectivo : Vê-las sorrir!!

Trata-se de troca de sentimentos, de serenidade e de paz. Um bem tão pouco dispendioso e que tem tendência a perder-se no emaranhado de problemas com que nos defrontamos todos os dias. Razões de sobra para recordarmos e perdurarmos este sentimento tão profundo.

Porque estamos no Natal, partilho com todos a convicção, de que todos sentimos, com menor ou maior intensidade, este especial sentimento colectivo a que chamo "espírito de natal".

Por isso desejo, a todos vós, aos vossos familiares e vizinhos, que somos todos nós, um Muito Feliz Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário